Are you the publisher? Claim or contact us about this channel


Embed this content in your HTML

Search

Report adult content:

click to rate:

Account: (login)

More Channels


Showcase


Channel Catalog


Channel Description:

Instituto Centro de Vida
    0 0

    Representantes do Observatório do Pantanal entregaram aos membros da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável texto “Contribuições da Sociedade Civil para a Lei do Pantanal”

    O post Observatório do Pantanal apresenta a legisladores soluções de garantia de proteção ao bioma apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.


    0 0

    Alice Thuault, diretora adjunta do ICV, participa do debate sobre Dados e Transparência das Informações Ambientais, promovido pelo Observatório do Código Florestal (OCF).

    O post COP24: ICV participa de debate sobre transparência ambiental apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.


    0 0

    Foram derrubados 1.749 km² de floresta, respondendo por 22% de todo o desmatamento da Amazônia.É a maior taxa de dos últimos 10 anos, e 85% foi ilegal.

    O post Mato Grosso tem a maior taxa de desmatamento nos últimos 10 anos apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.


    0 0

    Confira o resumo executivo do subprograma.

    O post Proposta do Subprograma “Territórios Indígenas” apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.


    0 0

    Mato Grosso segue como um dos estados que mais desmatam a Amazônia brasileira. De agosto de 2017 a julho de 2018, foram mapeados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) 7,9 mil km² de áreas desmatadas em todo o bioma. Mato Grosso foi o segundo estado que mais desmatou nesse período, com 1.749 km² de florestas derrubadas, foi responsável por 22% de todo o desmatamento detectado. Essa foi a maior taxa divulgada nos últimos 10 anos. Clique aqui e confira o documento

    O post Análise do Desmatamento na Amazônia Mato-grossense – Prodes 2018 apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.


    0 0

    Mato Grosso continues as one of the Brazilian states with the highest deforestation rates in the Brazilian Amazon. From August 2017 to July 2018, the Brazilian Institute for Space Research (INPE) identified 7,900 km² of deforested areas in the Prodes-2018-EN-Amazon-Deforestation-MT Amazon forest biome.

    O post Amazon Forest Deforestation in Mato Grosso (Prodes 2018) apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.


    0 0

    A primeira turma de agentes de Desenvolvimento Cooperativista começou as aulas nesta semana em Alta Floresta. Até maio, 34 lideranças de cooperativas, associações comunitárias e empreendimentos populares terão acesso a estudos e ferramentas que os ajudarão a dar mais sustentabilidade a seus negócios socioambientais. O curso de Formação Inicial e Continuada é fruto da cooperação entre o Instituto Federal de Mato Grosso Campus Alta Floresta e o Instituto Centro de Vida. “O curso foi especialmente desenvolvido para lideranças das organizações comunitárias parceiras do projeto Redes Socioprodutivas. O objetivo é formar agentes capazes de contribuir na estruturação, manutenção e fortalecimento de empreendimentos comunitários sustentáveis nas três dimensões: ambiental, social e econômica”, explica Eriberto Muller, assessor do projeto no ICV. Para isso, o curso foi desenvolvido a partir de três núcleos de aprendizagem. O núcleo de aprendizagem fundamental compreende conhecimentos de base científica do ensino fundamental e médio, indispensáveis ao bom desempenho acadêmico dos ingressantes. O núcleo articulador traz conhecimentos básicos para a educação profissional e o núcleo tecnológico lida com conhecimentos e ferramentas específicas para o trabalho como agente de desenvolvimento cooperativista. Serão 11 disciplinas relacionadas aos três núcleos, ministradas em cinco módulos até o mês de maio. Todas as disciplinas têm conhecimentos e práticas aplicadas à realidade das associações e cooperativas. Os aprendizados vão incluir comunicação, informática, gestão e facilitação de grupos, educação para sustentabilidade, análise econômica, planos de negócios e legislação. Além das aulas presenciais, serão realizadas atividades nas comunidades, permitindo o exercício prático dos conteúdos aprendidos. “Esse curso é fundamental para o projeto Redes Socioprodutivas. Esperamos que ele ofereça um espaço de construção e troca de conhecimentos fundamentais para a sustentabilidade dos empreendimentos que apoiamos” reforça Camila Rodrigues, coordenadora do projeto Redes. O projeto Redes Socioprodutivas é uma iniciativa do Instituto Centro de Vida apoiado pelo Fundo Amazônia/BNDES. Iniciado em janeiro de 2018 possui previsão de execução de 30 meses e foco em seis cadeias socioprodutivas: castanha-do-brasil, babaçu, hortifrutigranjeiros, leite, cacau e café. A iniciativa atua diretamente com associações e cooperativas de agricultores familiares da região Norte e Noroeste de Mato Grosso, nos municípios de Alta Floresta, Colniza, Cotriguaçu, Paranaíta, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes. Veja também: Intercâmbio com empreendimentos comunitários e quebradeiras de coco Babaçu Cem pessoas participam de Dia de campo sobre produção orgânica

    O post Agentes de desenvolvimento cooperativista começam aulas em Alta Floresta apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.


    0 0
  • 12/19/18--09:22: Balanço de metas PCI
  • Este balanço dos Anos 1 e 2 traz os resultados dos indicadores de monitoramento das 21 metas da PCI para os anos de 2016 e 2017, e traz a referência da linha de base, referente ao ano de 2015, quando a PCI foi lançada.

    O post Balanço de metas PCI apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.


    0 0

    Em 10ª participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Instituto Centro de Vida leva à Polônia análise sobre o desmatamento em Mato Grosso e experiências e visões sobre transparência e mecanismos para redução do desmatamento na Amazônia.

    O post COP24: ICV participa de discussões sobre transparência e redução do desmatamento apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.


    0 0

    O prazo para recebimento de proposta é dia 11 de Janeiro de 2019, 18h de MT. Veja no edital TDR e modelo de envio de proposta.

    O post Contratação de consultoria para contribuir no Mapeamento da Vegetação Primária do Estado de Mato Grosso apareceu primeiro em ICV - Instituto Centro de Vida.